Home | Referências | Contato | Email
 
 
Argeus, in contrast to some of the other tourist businesses we encountered in Turkey, made genuine efforts to provide the highest quality of service to us. I think it is companies like Argeus, which exhibit a high level of integrity with respect to tourists, that will have people, particularly those in the United States, returning to Turkey for more visits.

John H. Chun - United States
 
 
 
 
 
 
 
 
Música Folclórica:
A animada música folclórica turca, a qual originou-se na Ásia é um forte contraste à refinada música clássica turca oriunda da côrte otomana. Até recentemente, a música folclórica nunca tinha sido escrita e mantida viva somente graças aos 'asiklar' (trovadores). Diferente da música folclórica é a música otomana militar atualmente executada pela 'mehter takimi' (janízaros) que acompanhavam o sultão em batalhas e tocavam canções sobre os ancestrais heróis e as grandes vitórias. A banda se apresenta no museu militar em Istambul, e é tocada com timbas, clarinetes, pratos e sinos. Já na música mística dos Dervixes Rodopiantes (Mevleviler), a flauta predomina e pode ser ouvida na cidade de Konya durante o Festival de Mevlana em dezembro.

Danças Folclóricas:
Cada região da Turquia tem sua própria dança folclórica, cada uma com suas roupas e adereços exclusivos da região a que pertencem. As mais conhecidas constam da lista abaixo:

Horon:
Esta dança da região do Mar Negro é executada somente por homens vestidos em preto com ornamentos na cor prata. Os dançarinos dão-se os braços e dançam seguindo os acordes do 'kemence' (um tipo primitivo de violino).

Kasik Oyunu:
A Dança da Colher é executada de Konya à Silifke e consiste em homens e mulheres ricamente trajados batendo as colheres de pau que têm nas mãos, seguindo o ritmo da música.

Kilic Kalkan:
A dança da espada e do escudo representa a conquista da cidade pelos otomanos. É executada somente por homens, vestidos em trajes de guerra, os quais dançam ao som das batidas das espadas e dos escudos, sem música.

Zeybek:
Nesta dança do Mar Egeu, homens trajam vestimentas coloridas, chamadas 'efe'. Simboliza coragem e heroísmo.

Personagens Folclóricos:

Nasrettin Hoca:
Um sábio e humorista do século XIII. Seus provérbios e histórias são conhecidos em toda a Turquia e são ainda hoje usados como exemplo para situações reais.

Karagoz:
Um outro humorista, que dizem ter vivido na cidade de Bursa no século XIV e hoje imortalizado como um boneco de marionete. Karagoz é um homem rústico do povo, que usa seu senso de humor sarcástico para tomar vantagem do seu pomposo amigo Hacivat. Os bonecos são pintados em pele de animal e são projetados em uma tela branca.

Yunus Emre:
Filósofo e poeta do século XIII, é também um dos maiores tesouros do país. Seus temas básicos eram amor universal, amizade, irmandade e justiça divina. Sua maneira simples e pura de escrever, é repleta de significados para seus leitores e apesar dele ter vivido mais de setecentos anos atrás, seu trabalho ainda hoje é apreciado e intocado pelo tempo, suscitando questionamentos e idéias.

Koroglu:
Um poeta folclórico do século XV. Koroglu desempenhou um importante papel para seus contemporâneos sendo um herói do seu tempo. Suas aventuras têm sido recontadas por séculos com prestígio e vigor e talvez atualmente com mais interesse que nunca. Koroglu foi uma das primeiras pessoas a explorar o ideal incondicional de ajuda aos pobres e necessitados. Ele também foi um grande campeão na luta contra o controle ilimitado do governo e a prepotência dos governantes.

Esportes Tradicionais

Yagli Gures:
' A luta do óleo'. É um esporte nacional que acontece todo ano no mês de julho. Os campeonatos são organizados em Kirkpinar, Edirne. A luta requer muita força física e é dificultada porque os participantes tem seus corpos besuntados com óleo de oliva.

Cirit Oyunu:
'O jogo dos dardos'. Dardos de madeira são lançados por intrépidos cavaleiros para o time oposto para obter pontos. O jogo é executado principalmente no este do país. Em Selçuk (Izmir), lutas de camelo e em Artvin Kafkasor, uma espécie diferente de luta de búfalos também podem ser vistas.

 
   
 

© 2004 ARGEUS TOURISM & TRAVEL - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por ABC Medya