Turquia

img

A Turquia possui um vasto território, sendo um país com cultura e geografia bastante diversas. Faz fronteiras com a Grécia, Bulgária, Georgia, Armênia, Irã, Rússia, Iraque e Síria; quase 8.400 km de costa litorânea e cordilheiras estando o cume mais alto a 5.165 metros (Monte Ararat). Por causa do seu tamanho, a Turquia possui um clima bem variado abrangendo desde o clima temperado na região do Mar Negro, passando pelo continental no interior, até o clima Mediterrâneo no Mar Egeu e costa Mediterrânea.

Com suas montanhas, florestas, lagos, rios, praias, flora e fauna, a Turquia é um verdadeiro paraíso de belezas naturais. Incontáveis oportunidades para muitas aventuras e atividades esportivas como: ciclismo, caminhadas, escaladas, cavalgadas, esqui, balão de ar quente, e esportes aquáticos nos seus 814.578 km quadrados, compreendendo desde o cenário sempre verde da região do Mar Negro até a quente e seca costa Mediterrânea. Com mais de 10.000 anos de história, a Turquia possui uma rica herança cultural e importantes sítios arqueológicos que aliados à linda paisagem local fazem desse país um fascinante e exótico destino a ser explorado.

Os lados europeu e asiático da Turquia, são separados pelo canal de Bósforo em Istambul e o estreito de Dardanelos que liga o Mar Egeu ao Mar Negro.

A Anatólia é um vasto e elevado planalto que ergue-se progressivamente em direção ao este, interrompido por vales e cerca de quinze rios, incluindo os rios Tigre e Eufrates. Vários lagos também podem ser encontrados na região e alguns deles como o Lago de Van são incrivelmente gigantescos. Ao norte, a cadeia de montanhas do Mar Negro que corre paralela ao mesmo; ao sul as montanhas de Taurus comprimindo a estreita e fértil costa ao longo da riviera turca.

A Anatólia tem sido chamada de 'berço da civilização' e viajando por esta histórica terra, podemos descobrir o que exatamente essa expressão quer dizer. A primeira cidade do mundo conhecida como Catalhoyuk, pertencente à era neolítica (6500 AC) foi localizada nessa região. Desde entao e até os dias de hoje, a Turquia com sua rica diversidade cultural sem dúvida tem contribuído ao longo dos séculos para o surgimento da civilização moderna. Herdeira de muitas importantes civilizações, a Turquia é um paraíso de história, informação e cultura. Hititas, Lidians, Gregos, Persas, Macedônios, Romanos, Bizantinos, Seljúcidas e Otomanos, todos fizeram importantes contribuições para a história da Anatólia e da Turquia. Os muitos sítios arqueológicos e ruínas antigas espalhados pelo país comprovam isso de maneira incontestável.

História Recente: Após o declínio do império Otomano, Mustafa Kemal converteu a derrota sofrida na Primeira Guerra Mundial em vitória liberando a Turquia de todos os invasores estrangeiros. Mustafa Kemal ATATURK foi o fundador da República Turca em 29 de outubro de 1.923.

População: De acordo com o censo de 1.990, a população da Turquia é de 57 milhões de habitantes. 41% dos quais vivem no interior do país. As maiores cidades são Istambul (7.400.000); Ancara, a capital (3.200.000); Izmir (2.700.000); Adana (1.900.000); Bursa (1.600.000) e Antália com 1.100.000 habitantes.

Língua: A língua turca pertence ao grupo Ural-Altaico e possui afinidades com o Finno-Húngaro. Ela é escrita utilizando-se o alfabeto romano e é falada por aproximadamente 150 milhões de pessoas no mundo.

Religião: Embora 98% da população seja mulçumana, a forma secular do Estado, garante completa liberdade no exercício de diferentes religiões.

MUSTAFA KEMAL ATATURK
Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da República Turca e também seu primeiro presidente, manteve-se como uma importante figura do século XX. Entre os grandes líderes da história, poucos conseguiram tanto em tão pouco tempo, transformando a vida de uma nação inteira de modo decisivo e servindo de inspiração para o mundo.

Surgindo como um herói no estreito de Dardanelos em 1.915, ele tornou-se um líder carismático na luta para a libertação nacional turca em 1.919. Sua imagem difundida no cenário mundial no começo dos anos 20, como um triunfante comandante o qual venceu e expulsou os invasores de seu país. Apesar das previsões contrárias, ele conseguiu uma série de vitórias importantes, guiando sua nação para a liberdade. Pondo fim à uma antiquada dinastia otomana cujo reinado existiu durante mais de seis séculos, ele criou a República Turca em 1.923, estabelecendo um novo governo representativo dos anseios da nação.

Foi presidente por quinze anos até a sua morte em 1.938. Mustafa Kemal Ataturk introduziu uma vasta gama de reformas nas esferas política, social, jurídica, econômica e cultural, sem paralelos com nenhum outro país.

Suas importantes realizações no país são um verdadeiro monumento a Ataturk. Nações emergentes o admiram como o pioneiro da liberdade nacional. O mundo honra sua memória primeiramente como um amante da paz o qual ergueu os princípios do humanismo e da visão de um mundo unido. Tributos têm sido oferecidos em sua homenagem através de décadas por estadistas importantes como Lloyd George, Churchill, Roosevelt, Nehru, de Gaulle, Adenauer, Bourguiba, Nasser, Kennedy, e muitos outros. Uma declaração da Casa Branca, por ocasião do centenário de Ataturk em 1.981, presta sua homenagem referindo-se a ele como 'um grande líder em tempos de guerra e paz'. É justo reconhecer os méritos de Ataturk, um líder extraordinário dos tempos modernos que disse em 1.933: ' Eu olho o mundo com o coração repleto de sentimentos puros e amizade'.
Economia
Turismo: Nos últimos anos, a Turquia tornou-se um dos principais destinos turísticos da Europa. Com a rápida implantação de modernos resorts tanto para o verão, quanto para o inverno, mais e mais turistas passaram a visitar o país conhecendo a história, a cultura e usufruindo das belezas existentes. Navegar pelo Mediterrâneo, caminhar nas Montanhas de Taurus, cavalgar pelas vilas montanhesas, esquiar em Uludag, Erciyes e Palandoken, ou pilotar um jet ski na costa do Mar Egeu, são oportunidades únicas e garantidas nas quatro estações do ano.

Agricultura: Desempenha um importante papel na economia turca. Os principais produtos derivados da agricultura são: trigo, arroz, algodão, chá, tabaco, avelã e frutas. Os carneiros são os animais domésticos mais importantes do país e a Turquia é um dos principais produtores de algodão e lã do mundo.

O Projeto do Sudeste da Anatólia: Visa o desenvolvimento e implantação de hidroelétricas na região para facilitar a irrigação para a agricultura. Sendo atualmente construído nos rios Firat (Eufrates) e Dicle (Tigre). A represa de Ataturk incluída no projeto, está entre as dez primeiras represas construídas no mundo.

Recursos Naturais: Os principais minerais extraídos são: carvão, cromo, ferro, cobre, bauxita, mármore e enxofre.

Indústria: A indústria vem se desenvolvendo rapidamente e está diretamente ligada ao processamento de produtos agrícolas, metalurgia, têxtil, e produção de automóveis e maquinário para a agricultura.
CLIMA
Litoral de Mármara, Egeu e Mediterrâneo: Típico clima mediterrâneo com verões quentes e invernos brandos.

Mármara e Norte do Egeu: Invernos brandos e chuvosos e verões quentes.

Sul do Egeu e Mediterrâneo: Invernos brandos e chuvosos e verões quentes.

Costa do Mar Negro: Clima temperado com verões amenos, invernos brandos e chuvas constantes.

Anatólia Central: Verão quente e seco e inverno rigoroso.

Este da Anatólia: Rigorosos invernos com muita neve e suaves verões.

Sudeste da Anatólia: Verões quentes com brandos e chuvosos invernos.


Temperatura Média nas Principais Regiões do País(C°)
 

 

 

Jan

Feb

Mar

Apr

May

Jun

Jul

Aug

Sep

Oct

Nov

Dec

ANTALYA

10

11

13

16

20

25

28

28

25

20

15

12

IZMIR

9

10

11

16

20

25

28

27

23

18

15

10

ISTANBUL

5

6

7

12

16

21

23

23

20

16

12

8

TRABZON

6

6

7

11

15

20

22

22

19

15

12

9

ANKARA

0

1

5

11

16

20

23

23

18

13

8

2

ERZURUM

-9

-7

-3

5

11

15

19

20

15

9

2

-5

DIYARBAKIR

2

2

8

14

19

26

31

31

25

17

10

4

 

ESTRUTURA POLITICA

A República Turca é baseada em uma democracia secular, pluralista e parlamentária, onde os direitos humanos estão protegidos pela lei e justiça social.

A Assembléia Nacional é eleita pelo voto popular e a nação é governada pelo Conselho de Ministros liderada pelo Primeiro Ministro.

A Turquia é membro da OECD - Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro, da OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte, do Conselho e do Parlamento Europeu

SISTEMA MONETÁRIO

A moeda nacional é a Lira Turca (TL).

Cédulas de 5, 10, 20, 50 e 100 Liras Turcas.

As cotações cambiais são publicadas diariamente.

Cheques de viagem e a maioria dos cartões de crédito como Visa, Eurocard, Mastercard, Diner's Club e Amex são aceitos praticamente em quase todos os lugares.

INFORMAÇÕES DIVERSAS
Horário Local: GMT + 2 horas (Verão).

Eletricidade: 220 Volts AC, em toda a Turquia.

Água Encanada: Não aconselha-se beber.

Peso e Medidas: Sistema métrico
FOLCLORE
Música Folclórica:
A animada música folclórica turca, a qual originou-se na Ásia é um forte contraste à refinada música clássica turca oriunda da côrte otomana. Até recentemente, a música folclórica nunca tinha sido escrita e mantida viva somente graças aos 'asiklar' (trovadores). Diferente da música folclórica é a música otomana militar atualmente executada pela 'mehter takimi' (janízaros) que acompanhavam o sultão em batalhas e tocavam canções sobre os ancestrais heróis e as grandes vitórias. A banda se apresenta no museu militar em Istambul, e é tocada com timbas, clarinetes, pratos e sinos. Já na música mística dos Dervixes Rodopiantes (Mevleviler), a flauta predomina e pode ser ouvida na cidade de Konya durante o Festival de Mevlana em dezembro.

Danças Folclóricas:
Cada região da Turquia tem sua própria dança folclórica, cada uma com suas roupas e adereços exclusivos da região a que pertencem. As mais conhecidas constam da lista abaixo:

Horon:
Esta dança da região do Mar Negro é executada somente por homens vestidos em preto com ornamentos na cor prata. Os dançarinos dão-se os braços e dançam seguindo os acordes do 'kemence' (um tipo primitivo de violino).

Kasik Oyunu:
A Dança da Colher é executada de Konya à Silifke e consiste em homens e mulheres ricamente trajados batendo as colheres de pau que têm nas mãos, seguindo o ritmo da música.

Kilic Kalkan:
A dança da espada e do escudo representa a conquista da cidade pelos otomanos. É executada somente por homens, vestidos em trajes de guerra, os quais dançam ao som das batidas das espadas e dos escudos, sem música.

Zeybek:
Nesta dança do Mar Egeu, homens trajam vestimentas coloridas, chamadas 'efe'. Simboliza coragem e heroísmo.

Personagens Folclóricos:

Nasrettin Hoca:
Um sábio e humorista do século XIII. Seus provérbios e histórias são conhecidos em toda a Turquia e são ainda hoje usados como exemplo para situações reais.

Karagoz:
Um outro humorista, que dizem ter vivido na cidade de Bursa no século XIV e hoje imortalizado como um boneco de marionete. Karagoz é um homem rústico do povo, que usa seu senso de humor sarcástico para tomar vantagem do seu pomposo amigo Hacivat. Os bonecos são pintados em pele de animal e são projetados em uma tela branca.

Yunus Emre:
Filósofo e poeta do século XIII, é também um dos maiores tesouros do país. Seus temas básicos eram amor universal, amizade, irmandade e justiça divina. Sua maneira simples e pura de escrever, é repleta de significados para seus leitores e apesar dele ter vivido mais de setecentos anos atrás, seu trabalho ainda hoje é apreciado e intocado pelo tempo, suscitando questionamentos e idéias.

Koroglu:
Um poeta folclórico do século XV. Koroglu desempenhou um importante papel para seus contemporâneos sendo um herói do seu tempo. Suas aventuras têm sido recontadas por séculos com prestígio e vigor e talvez atualmente com mais interesse que nunca. Koroglu foi uma das primeiras pessoas a explorar o ideal incondicional de ajuda aos pobres e necessitados. Ele também foi um grande campeão na luta contra o controle ilimitado do governo e a prepotência dos governantes.

Esportes Tradicionais

Yagli Gures:
' A luta do óleo'. É um esporte nacional que acontece todo ano no mês de julho. Os campeonatos são organizados em Kirkpinar, Edirne. A luta requer muita força física e é dificultada porque os participantes tem seus corpos besuntados com óleo de oliva.

Cirit Oyunu:
'O jogo dos dardos'. Dardos de madeira são lançados por intrépidos cavaleiros para o time oposto para obter pontos. O jogo é executado principalmente no este do país. Em Selçuk (Izmir), lutas de camelo e em Artvin Kafkasor, uma espécie diferente de luta de búfalos também podem ser vistas.
COSTUMES POPULARES
Hospitalidade:
Hospitalidade é a base do estilo de vida turco. Seguindo os preceitos do Alcorão, o turco é um amável e generoso anfitrião. Mesmo o mais pobre dos aldeões sente-se honrado em fazer o melhor possível para agradar e receber bem seu hóspede (misafir). A hospitalidade é levada tão a sério na Turquia que o hóspede por vezes pode achar que o anfitrião está exagerando em gentilezas depois de ter sido inúmeras vezes servido de diferentes tipos de comidas e bebidas e não podendo recusar com receio de ofender o anfitrião. Para complementar, o turco faz qualquer esforço para se comunicar não importando se não fala a mesma língua do seu hóspede. Com certeza, ele encontrará um meio de superar essa barreira. Enquanto o cidadão turco de classe média, morador nos grandes centros urbanos fala pelo menos uma língua estrangeira, o homem mais simples das pequenas vilas supera a si mesmo, com grande sucesso na tentativa de fazer-se entender.

Casa de Café:
Mesmo a menor das vilas turcas terá com certeza sua casa de café or 'Kahvehane', onde os homens conversam, tomam café, chá e jogam o gamão ou 'Tavla' em turco. Em Istambul, eles ainda podem ser vistos fumando seus narguilês nas casas de café.

Banho Turco:
Dada a importância da limpeza na sociedade turca, os banhos turcos existem desde os tempos medievais. Há banhos separados para homens e mulheres ou no caso da cidade ser muito pequena, o mesmo banho oferece dias diferentes para atender ambos os sexos. Entrando no 'hamam', você encontrará pequenas salas privativas onde deverá deixar suas roupas e pertences e então enrolar-se em uma toalha própria para esse banho conhecida como 'pestemal'. A seguir, você deverá encaminhar-se para o 'gobek tasi', uma sala aquecida com uma larga pedra de mármore no centro onde você irá relaxar e transpirar. Em seguida, um dos atendentes esfoliará seu corpo com uma luva áspera e ensaboada. Depois da limpeza, se você quiser uma massagem também é possível. Você se sentirá completamente revigorado depois desse verdadeiro ritual. Muitos dos banhos turcos são localizados em antigos edifícios muito interessantes e atraentes do ponto de vista arquitetônico.
COMPRAS

Fazer compras é um dos grandes prazeres de uma viagem a Turquia e a grande e rica variedade de produtos oferecidos fazem com que seja praticamente impossível não comprar alguma coisa. Objetos modernos e artesanato tradicional confeccionado em pequenas vilas e províncias, podem ser encontrados lado a lado. Muitas opções para a decoração da sua casa, presentes e lembranças especiais para amigos e parentes, no verdadeiro estilo turco. A grande maioria dos visitantes não consegue resistir em comprar alguma coisa. Dentre as mais populares opções estão o tapete turco, reconhecido mundialmente por sua qualidade e beleza, vários artigos em couro, cobre, bronze, prata, lindas peças em cerâmica, cristal e ônix, bijouterias, jóias e artesanato em geral.

Na Turquia, artigos em couro são particularmente importantes. O couro é usado na confecção de roupas e demais artigos tais como: bolsas, cintos e calçados a preços que surpreendem e agradam o visitante.

Para agradar ao paladar, doces deliciosos feitos com pistaches, castanhas, nozes e mel, damascos, frutas secas, ervas e temperos aromáticos de todo tipo, frutas e legumes em lindos potes de conserva.

Aqui, sua única dificuldade será decidir o que não levar!

COZINHA TURCA

A cozinha turca é avaliada pelos grandes gourmets como uma das melhores do mundo, ao lado da francesa e chinesa. A elaborada preparação de simples porém frescos ingredientes, acentua a riqueza de sabores e aromas. A variedade é imensa: inúmeros tipos de sopas (saboreadas pelo turco o ano todo, inclusive no verão), diversos tipos de entradas, seguidos de pratos com carne ou peixe.

As entradas podem ser uma atração e também uma refeição à parte. Vão desde combinações simples como queijo branco e melão, a requintados legumes recheados como pimentão com carne e arroz, charutinhos de folhas de uva ou repolho, patês de ervas, de ovas de peixe, de favas, cremes de alho, saladas de feijão branco, de berinjela, de iogurte,etc. e toda refeição é acompanhada de pão, sempre fresco e saboroso.

Após a refeição, que tal uma pausa para saborear a sobremesa? Os doces turcos são geralmente feitos de massas diferentes cobertas com calda açucarada ou mel e recheados com castanhas ou pistaches. Para finalizar, café turco, preto e forte ou o tradicional chá tão apreciado pelos turcos no dia-a-dia.

A Turquia produz uma grande variedade de frutas e vegetais: romãs, cerejas, damascos frescos, figos, melancias, uvas, maçãs, pêssegos, tomates, berinjelas, pimentas de todos os tipos, e uma grande oferta de peixes já que grande parte de seu território é cercada por mar (Mediterrâneo, Egeu, Mármara e Negro).

Entre as bebidas alcoólicas destacamos a cerveja turca, excelentes vinhos, e a bebida nacional conhecida como 'raki'(leite de leão), uma bebida transparente com gosto de anis que fica branca como leite quando se acrescenta água. É servido para acompanhar as entradas.

Onde quer que você vá, o café turco ou o chá serão oferecidos a você. Água mineral pode ser facilmente encontrada em qualquer lugar.

Especialmente nas grandes cidades como Istambul, Ancara e Izmir, restaurantes internacionais também podem ser encontrados tais como: chinês, russo, japonês, coreano, francês, suíço, alemão e italiano.